Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Kawasaki Z 750 ABS - Sete galo anjo

Kawasaki Z 750 ABS - Sete galo anjo O modelo naked da marca japonesa é equipado com motor de quatro cilindros em linha, tem freios ABS, como item opcional, e versatilidade para rodar nas ruas e estradas


 (Fotos: Kawasaki/Divulgação)
 

A japonesa Kawasaki desembarcou oficialmente no Brasil, assumindo suas operações depois de um longo período em que a marca ficou praticamente sem assistência. Para reverter a situação, instalou uma fábrica em Manaus onde produz desde 2009, entre outros modelos, a Z 750, equipada opcionalmente com o sistema de freios ABS. A motocicleta tem a configuração de motor com a tradicional arquitetura de quatro cilindros em linha e 750cm³, carinhosamente chamada de “sete galo”, em função da combinação numérica que coincide com o famoso jogo popular que adota bichos e números.

O clássico formato 750 cm³ andou ameaçado. De um lado, pela evolução dos modelos de 600 cm³, com motores cada vez mais potentes e, de outro, pela miniaturização dos modelos de 1000cm³, espremendo as 750cm³. Entretanto, a cilindrada tem um público cativo, reforçado pela evolução tecnológica, também incorporada à categoria. A Kawasaki Z 750 ABS nacional tem uma história a mais. Pela primeira vez na trajetória da marca, o modelo está sendo produzido fora da fábrica de Akashi, no Japão, depois de um longo processo de estudos e ajustes, que começou com o envio do combustível nacional para as devidas adaptações.

Andando Curiosamente, o motor da Z 750 é derivado da irmã maior Z 1000, que também está em nosso mercado e utiliza a mesma arquitetura de propulsor. Os engenheiros da marca nipônica “reduziram” a cilindrada do motor que, por sua vez, foi herdado da superesportiva ZX-9R (900 cm³), que acabou subindo no telhado. Uma operação de reaproveitamento bem-sucedida que, de quebra, também tirou a roupa da superesportiva, resultando em um modelo naked ou pelado. Desta forma, a posição de pilotagem é mais confortável e relaxada, sem os contorcionismos exigidos pelas superesportivas. Este é um dos fatores que mais agradam aos consumidores do segmento.



Sistema de freios antitravamento aumenta a segurança
Sistema de freios antitravamento aumenta a segurança
 

A pequena carenagem integrada ao farol duplo, com formato que lembra a letra W, porém, tem importante papel no conforto aerodinâmico, quando se torce o cabo. Neste quesito, outro prazer com o bom torque de 8kgfm a 8.300rpm e um belo som produzido pelo escape bipartido, de grosso calibre, com saída pela lateral direita. A força gerada permite diminuir as trocas de marchas do câmbio de seis velocidades e suavizar a tocada, especialmente no trânsito A potência do motor de 748 cm³, refrigerado a água e equipado com injeção eletrônica, chega a 106cv a 10.500rpm, estabelecendo uma boa medida entre peso (203 kg), maneabilidade e desempenho.

Breque O conjunto é capaz de rodar nas ruas com desenvoltura e acelerar nas estradas esportivamente, com o predicado de praticamente não apresentar vibrações. Ponto para os técnicos que retrabalharam o motor que, na mexida de estica e encolhe, não perdeu as características de suavidade para os modelos do segmento naked. Já os freios, com o sistema ABS, transmitem segurança e confiança. Para um modelo que ultrapassa os 210 km/h de velocidade final, a eletrônica funciona como anjo da guarda. Na dianteira são dois discos de 300mm de diâmetro, mordidos por pinças de duplo pistão e um disco de 250mm de diâmetro na traseira.

O ponto negativo fica por conta do quadro em tubos de aço, do tipo diamante. É rígido e não apresenta torções indesejadas, mas poderia ser em alumínio, mais leve e condizente com o conjunto do modelo, como na irmã maior, Z 1000, que, apesar do tamanho, é cinco quilos mais leve. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso. A suspensão traseira é mono, com 124mm de curso. Ambas reguláveis. O painel mistura elementos analógicos (conta-giros) e digitais, com tela em cristal líquido. As rodas são em liga leve e tem aros de 17 polegadas, como nas esportivas, facilitando as mudanças de direção, e o tanque comporta 18,5 litros. A Z 750 ABS têm preço sugerido de R$ 39.990. Informações: Moto Cidade (31) 3378-8000.



O estilo naked permite pilotagem mais relaxada
O estilo naked permite pilotagem mais relaxada

Nenhum comentário:

Postar um comentário